Pular para o conteúdo principal

4 Profissões em que o conhecimento em informática é essencial


Dominar o uso de softwares de computador e de sistemas operacionais é algo fundamental para destacar o seu currículo no mercado atual. Existem diversas vagas de emprego que exigem conhecimento em programas como o Excel e o Photoshop, por exemplo. Também existem as profissões que lidam essencialmente com tecnologia.

Por isso, buscar um curso profissionalizante na área de informática é algo que abre uma série de oportunidades de carreira. Estes são cursos que podem ser feitos enquanto o estudante ainda está no ensino médio e que garantem que ele esteja melhor preparado para entrar no mercado de trabalho.

Mas quais são as vagas que pedem que o profissional saiba lidar com computadores e softwares? Cito algumas a seguir



1. Professor de informática


Professores de informática podem trabalhar em escolas, universidades e cursos técnicos. Os profissionais também podem se dedicar a oferecer aulas particulares. Eles trabalham na formação de profissionais e, muitas vezes, ajudam a prepará-los para o mercado de trabalho.

Para trabalhar como professor de informática, o profissional pode buscar formação em cursos de capacitação específicos, além de graduação na área.

Além disso, vale citar que informática é um conhecimento importante para todos os professores que atuam em escolas, universidades e cursos livres. Independente da área de ensino, o conhecimento permite que eles tornem as salas de aula mais dinâmicas e que mantenham as suas aulas atualizadas e interessantes para os alunos modernos.



2. Web Design


Quando pensamos em tecnologia, o cuidado com o design vai além do produto físico, já que tanto o visual quanto a estrutura são essenciais em sites e aplicativos. E assim temos o Web Designer, profissional que cria interfaces e desenvolve aplicações web.

Atualmente é fácil perceber como os sites estão mais minimalistas, sem intervenções que atrapalhem o grande protagonista da web: o conteúdo. Quer dizer, Web Designers estão trabalhando para que o conteúdo chegue até o usuário da maneira mais interessante possível. Infográficos são ótimos exemplos desse movimento que une conteúdo e design para atrair cada vez mais pessoas. 

Num primeiro momento, pensamos que o Web Designer é o profissional responsável pela criação de sites. Na verdade, ele atua no desenvolvimento de peças relacionadas à internet: banners, e-mails marketing, newsletters, hotsites, landing pages, etc. Tratamento de imagens e criação de GIFs animados também fazem parte do portfólio do Web Designer. Para atuar na profissão é preciso ampliar os seus conhecimentos em linguagem HTML e em programas como Fireworks e Dreamweaver. Estas são informações necessárias para que o profissional esteja apto a criar páginas visualmente interessantes e fáceis de navegar.



3. Desenvolvedor de games


Essa profissão é um tipo de engenharia que reúne uma série de diferentes conhecimentos – nas áreas de web design, programação, gráfica, encenação física, roteiro, entre muitas outras. Com o crescimento do mercado de jogos, graças à popularização de computadores, da ampliação do acesso à internet e todos os outros gadgets que têm surgido nos últimos tempos, essa tem sido uma carreira em franca ascensão, com grandes empresas desenvolvedoras à caça constante de novos talentos.

Em paralelo, muitos cursos voltados para a área de desenvolvimento de jogos têm surgido nos últimos anos, em diversas Universidades pelo mundo. Para se ter uma pequena noção do porquê de toda essa relevância do mercado de criação de games, basta que apresentemos a seguinte informação: no ano de 2007, esse mercado movimentou, em nível mundial, aproximadamente 10 bilhões de dólares e, já em 2013, o lançamento do game Grand Theft Auto V atingiu, sozinho, US$ 1 bilhão em vendas – e tal resultado foi alcançado em somente três dias!

E também o desenvolvedor de games precisa ter alguma noção de como criar jogos para as mais variadas plataformas, para que não corra riscos de perder uma oportunidade de trabalho, por não dominar uma plataforma específica para a qual solicitaram um jogo. Algumas das principais são: Arcades, consoles, computadores, mobiles.



4. Responsável por e-commerce


Outra área em crescimento no Brasil, inclusive durante a crise econômica, é o e-commerce. 

Podemos dizer que a área de desenvolvimento é a principal quando pensamos em e-commerce, porque é ela que garante o pleno funcionamento do site. Lojas virtuais não possuem vendedores, então a estrutura do site deve ser bem organizada para que o cliente não enfrente problemas no momento da compra.

Os profissionais interessados na área de e-commerce devem entender de Marketing Digital e ter boas noções de SEO, Google Analytics, pelo menos, conhecimento básico em informática, redes sociais e internet.

O setor de comércio eletrônico é uma boa alternativa para aqueles que desejam trabalhar nas áreas de Comunicação e TI mas não se identificam com o ambiente das agências de publicidade.




Se você achou interessante a ideia de aprender informática, seja para aprimorar o seu currículo, ou ter mais conhecimentos e trabalhar de forma autónoma, eu te indico esse CURSO COMPLETO DE INFORMÁTICA, clique no link em azul e conheça



Fontes: Tutano por trampos; Microlins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas ótimas para investir em imóveis

Quando chega a hora de investir no mercado imobiliário, sempre aparece uma série de dúvidas, não é mesmo? Comprar ou alugar? Imóvel na planta ou pronto? Comprar para morar ou apenas para investimento? O problema é que FII não é renda fixa. No caso de uma crise econômica, financeira ou imobiliária, é melhor ter um imóvel físico no seu nome do que cotas de um fundo administrado por terceiros. Você mesmo pode investir diretamente em imóveis. Pode formar um grupo de amigos e parentes para empreender neste setor. E estar preparado para ir às compras quando os preços caírem. Momentos de baixa geram ótimas oportunidades de compra. Por isso preparei este artigo com 10 dicas para você que economizou e agora vai começar a investir no mercado imobiliário. Com certeza alguma delas vai ajudá-lo a tomar essa importante decisão. 1. Investir em terrenos Investir em terrenos no entorno de grandes capitais é valorização garantida no longo prazo. Isto ocorre porque as cidades bra...

História e dicas do maior Investidor brasileiro

Este brasileiro, nascido em 10/03/1939, é formado em Estrutura e Analise de Balanços, Economia e Direito. Filho de imigrantes, Barsi foi editor de Economia e Mercado de Capitais do Jornal Diário Popular, membro do Conselho Regional de Economia – SP (CORECON-SP), além de membro do Conselho de Administração da Eternit e da Unipar/Carbocloro. O senhor Luiz Barsi Filho é hoje um dos maiores investidores pessoas físicas do Brasil, tendo adentrado no mercado financeiro na década de 60, com o objetivo de formar uma carteira previdenciária que proporcionasse um retorno de proventos os quais pudessem cobrir suas despesas e proporcionar-lhe uma vida confortável, sem a necessidade de depender da previdência pública.  Os objetivos que alcançou ao longo de sua trajetória como investidor são os mesmo de grande parte das pessoas que investem na bolsa de valores no Brasil, e, mediante ao atual cenário político e econômico que se encontra o país nesse momento, principalmente no que diz ...

Como Aprender Informática Básica e Por que ela é tão importante

Ter conhecimentos em informática básica é uma competência essencial. Com a expansão do uso das tecnologias e a digitalização dos dados, conhecer os conceitos fundamentais desse segmento é cada vez mais necessário. Além disso, essa habilidade pode ser um diferencial no mercado de trabalho. Neste post, trarei alguns argumentos sobre a importância da informática na atualidade, juntamente com algumas dicas sobre como se manter atualizado . O que é informática básica em 2020? Saber como enviar e-mails, configurar documentos e imprimir relatórios em planilhas do Excel já foi considerado como informática básica. Porém, hoje já é possível realizar muitas outras atividades com relativa facilidade. Com uma vasta seleção de aplicativos e softwares, que não exigem muito conhecimento em sua operação, as pessoas conseguem programar o disparo de mensagens, criar artes para campanhas de propaganda e montar apresentações de slides cheias de animações. A internet também proporcionou o a...