O que são fundos imobiliários? Vale a pena investir nos famosos FII?
Ao longo do tempo, o investimento em imóveis se tornou, ao lado da caderneta de poupança, uma das modalidades de investimentos mais conhecidas pelos brasileiros. De fato, é uma aplicação segura, mas a baixa liquidez é o que a prejudica. Ou seja, não é de uma hora para outra que você consegue vender ou comprar um imóvel.
Como uma opção para driblar esse ponto negativo da aplicação direta em imóveis, os fundos de investimento imobiliário (FII) ganharam força principalmente a partir de 2007 com o chamariz da facilidade de negociação.
Para quem tem interesse nessa modalidade de investimento, é importante conhecer exatamente como ela funciona. Para ajudá-lo nessa tarefa, destrinchamos os fundos imobiliários e suas características, ao longo deste e de outros post.
O que são fundos imobiliários?
Em fundos imobiliários, os investidores se unem em uma sociedade que possui um empreendimento comercial, como um shopping, um galpão logístico ou um hospital, com o intuito de gerar renda. Os negócios são administrados por um gestor.
Existem também os Fundos de Fundos Imobiliários, que são fundos de investimentos que compram participação em outros fundos imobiliários e que proporcionam uma boa segurança ao investidor por contar com um portfólio diversificado.
Esses fundos são uma ótima opção para quem deseja ter uma participação em imóveis comerciais de grande porte, por um valor bem acessível.
É possível encontrar cotas por R$100,00 sendo negociadas na bolsa de valores. Além do baixo investimento inicial, outra vantagem dos FII’s é a variedade de exposição imobiliária, que diminui o risco de vacância.
É importante lembrar que os FII’s são aplicações de longo prazo, sendo indicados para pessoas que querem investir por pelo menos dois ou três anos.
Além disso, trata-se de um investimento variável, ou seja, as cotas podem valorizar ou desvalorizar
Como funcionam os fundos imobiliários
A maneira de aplicar em fundos de investimento imobiliário é bem parecida com a compra de ações, já que esse tipo de fundo tem suas cotas negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (antiga BM&FBovespa).
Por isso, é possível adquirir as cotas durante as chamadas ofertas públicas ou negociando com outros investidores no chamado mercado secundário – essa operação pode ser feita por plataformas de negociação online disponibilizadas por corretoras de valores (home broker). Explicarei em outro post a dinâmica de funcionamento dos fundos imobiliários.
Vantagens dos FII
A valorização das cotas é um dos principais pontos positivos dos fundos imobiliários. Na prática, você pode ganhar dinheiro vendendo suas cotas por um preço maior que o de compra, assim como ocorre na negociação de ações de empresas.
Ao comprar cotas de um fundo de investimento imobiliário, outra vantagem é receber rendimentos mensalmente, como nos aluguéis de imóveis. No caso do fundo, 95% do lucro líquido auferido são distribuídos aos cotistas.
Além disso, a aplicação em fundos imobiliários é prática e rápida, também muito parecida com o processo de compra a venda de ações, e costuma ser acessível, o que favorece a entrada de pequenos investidores nesse mercado.
ESSA FOI APENAS UMA RÁPIDA INTRODUÇÃO SOBRE FUNDOS IMOBILIÁRIOS, ACOMPANHE OUTROS POSTS PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE FII
Caso queira aprender a Investir em Fundos Imobiliários, te indico um curso que vai te ajudar: CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA CONHECER O CURSO
Caso queira aprender a Investir em Fundos Imobiliários, te indico um curso que vai te ajudar: CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA CONHECER O CURSO
Comentários
Postar um comentário