Pular para o conteúdo principal

Como Aprender Informática Básica e Por que ela é tão importante




Ter conhecimentos em informática básica é uma competência essencial. Com a expansão do uso das tecnologias e a digitalização dos dados, conhecer os conceitos fundamentais desse segmento é cada vez mais necessário. Além disso, essa habilidade pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

Neste post, trarei alguns argumentos sobre a importância da informática na atualidade, juntamente com algumas dicas sobre como se manter atualizado.

O que é informática básica em 2020?

Saber como enviar e-mails, configurar documentos e imprimir relatórios em planilhas do Excel já foi considerado como informática básica. Porém, hoje já é possível realizar muitas outras atividades com relativa facilidade.

Com uma vasta seleção de aplicativos e softwares, que não exigem muito conhecimento em sua operação, as pessoas conseguem programar o disparo de mensagens, criar artes para campanhas de propaganda e montar apresentações de slides cheias de animações.

A internet também proporcionou o acesso a muita informação, com a computação em nuvem, que permite interromper e retomar as atividades do computador em qualquer lugar que tenha conexão à rede.

Portanto, saber informática básica em 2020 significa entender todo o ecossistema de tecnologia e suas integrações com as redes de internet, principalmente sobre navegar com segurança, além de se manter informado sobre as mudanças e lançamentos de novos programas.


O universo profissional também é on-line



Você já percebeu como nós fazemos tudo pela internet também no ambiente de trabalho? Com suas funcionalidades digitais, é possível realizar reuniões semanais por chats de vídeo on-line, criar e editar planilhas colaborativas, além de controlar e distribuir tarefas ou demais responsabilidades entre os colegas de trabalho. O mundo tornou-se automatizado, interconectado e instantâneo - assim como o mercado de trabalho e suas demandas.

Dessa maneira, os conhecimentos de informática básica deixaram de ser desejáveis e tornaram-se requisitos fundamentais para trilhar uma carreira profissional de sucesso, independentemente de sua área de atuação. Atualmente, as competências relacionadas à internet e suas tecnologias são consideradas essenciais, afinal, tais funções estão cada vez mais intrínsecas ao nosso dia a dia, sendo um reflexo claro do avanço tecnológico ligado à transmissão de dados. Logo, quem não se especializar e dominar as ferramentas digitais pode ficar para trás e perder grandes oportunidades profissionais.


Como aprender informática básica



Fazer um curso de informática básica abre novos caminhos no mercado de trabalho e várias empresas só contratam pessoas que tenham conhecimento mínimo sobre computadores.

Você pode optar por um curso de informática básica ou, ainda, por cursos técnicos ou de graduação, como o de Ciências da Computação ou Informática. Eles são ofertados por instituições públicas e privadas e podem ser encontrados em quase todas as cidades do Brasil.

Felizmente, a internet proporciona uma série de fontes de informação, que democratizaram o ensino de informática, para todos que possuam tempo e conexão com alguma rede.

O governo federal também oferece cursos, por meio de um sistema de escolas virtuais. Um deles, Mundo Conectado – Manual de Sobrevivência, traz conceitos básicos de segurança na internet.

Por fim, também é possível encontrar informação em fóruns na internet, além de inúmeros vídeos educativos no YouTube. Basta saber selecionar as melhores fontes e dispor de tempo para os estudos.

Ah!! E é claro, eu não poderia esquecer de te indicar esse CURSO DE INFORMÁTICA COMPLETO, COM CERTIFICADO, clique nesse link em azul e conheça o curso que pode melhorar sua qualificação profissional e seu currículo



Fontes: ELGScreenPeople

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas ótimas para investir em imóveis

Quando chega a hora de investir no mercado imobiliário, sempre aparece uma série de dúvidas, não é mesmo? Comprar ou alugar? Imóvel na planta ou pronto? Comprar para morar ou apenas para investimento? O problema é que FII não é renda fixa. No caso de uma crise econômica, financeira ou imobiliária, é melhor ter um imóvel físico no seu nome do que cotas de um fundo administrado por terceiros. Você mesmo pode investir diretamente em imóveis. Pode formar um grupo de amigos e parentes para empreender neste setor. E estar preparado para ir às compras quando os preços caírem. Momentos de baixa geram ótimas oportunidades de compra. Por isso preparei este artigo com 10 dicas para você que economizou e agora vai começar a investir no mercado imobiliário. Com certeza alguma delas vai ajudá-lo a tomar essa importante decisão. 1. Investir em terrenos Investir em terrenos no entorno de grandes capitais é valorização garantida no longo prazo. Isto ocorre porque as cidades bra...

Benefícios de usar EXCEL

Microsoft Excel  é um aplicativo de planilha que permite aos usuários manipular, armazenar e gerar gráficos de dados. Estes são os mais comuns utilizados para esta aplicação. Há outros softwares que podem fazer isso também, mas o Microsoft Excel é o mais conhecido e popular de todos, acredito que será difícil ter no mercado outra ferramenta tão completa, simples e eficiente como o Excel. Listo aqui alguns benefícios de usar o EXCEL Fundamental nas Empresas Ele é uma das ferramentas mais fundamentais no trabalho de empresas e pessoas no mundo todo. O software da Microsoft oferece uma infinidade de possibilidades de tarefas que facilitam a vida nos escritórios. Seja para utilização como ferramenta de gestão financeira, montagem de planilhas ou para diferentes cálculos de controle, o Excel é praticamente indispensável para empresas de portes diversos. Até hoje essa ferramenta mantem grande variedade de funções que podem facilmente ser implementadas por qualque...

História e dicas do maior Investidor brasileiro

Este brasileiro, nascido em 10/03/1939, é formado em Estrutura e Analise de Balanços, Economia e Direito. Filho de imigrantes, Barsi foi editor de Economia e Mercado de Capitais do Jornal Diário Popular, membro do Conselho Regional de Economia – SP (CORECON-SP), além de membro do Conselho de Administração da Eternit e da Unipar/Carbocloro. O senhor Luiz Barsi Filho é hoje um dos maiores investidores pessoas físicas do Brasil, tendo adentrado no mercado financeiro na década de 60, com o objetivo de formar uma carteira previdenciária que proporcionasse um retorno de proventos os quais pudessem cobrir suas despesas e proporcionar-lhe uma vida confortável, sem a necessidade de depender da previdência pública.  Os objetivos que alcançou ao longo de sua trajetória como investidor são os mesmo de grande parte das pessoas que investem na bolsa de valores no Brasil, e, mediante ao atual cenário político e econômico que se encontra o país nesse momento, principalmente no que diz ...